DARK SOUL, não tenho palavras para descrever esta obra prima.

Franquia perfeita para o meu gosto. Eu poderia encerrar dizendo apenas isto. Todos os Dark Souls foram obras de arte em todos os quesitos. Claro que os jogos tem vários problemas e eu vou listar muitos aqui, mas Dark Soul teve uma grande influência em vários jogos. Eu o considero a maior revolução no mercado de entretenimento desde da invenção dos videogames. Tenho tanta coisa para falar que vou separar em títulos:


GRÁFICO E ESTÉTICA

A capacidade gráfica da franquia nunca foi o seu forte mas sempre conseguiu entregar um resultado interessante. Dark Soul 3 é o ultimo jogo da franquia até o momento, pesa ceca de 20 GBs e consegue superar graficamente muitos jogos com 50 GBs que é o padrão atual.

Agora em termos de estética, ambientação e clima eu nunca vi nada igual a este jogo. A arte gótica, de terror, vampiresca, com monstro desformes e sempre com foco em que tudo está morto é uma obra de arte. Parece que é uma homenagem ao fim da vida. Nunca imaginei que o conceito de morte poderia ser visto de uma forma tão graciosa e perigosa.

Uma grande influência na estética da franquia foi o mangá/anime Berserk.


JOGABILIDADE, MECÂNICAS, COMBATE E CÂMERA

Nunca me importei muito com gráfico, para mim se o jogo entregar um gráfico básico mais bonito ta valendo. Mas a jogabilidade e suas mecânicas isto é primordial, Dark Soul entrega o melhor combate corpo a corpo de todos os jogos antes dele. Aqui está a verdadeira inovação. Vou falar mais de Dark Soul 3. O jogo oferece uma gama de comandos simples: golge normal, golpe carregado, golpe especial da arma, ataque por traz, corrida e pulo, rolamento, bloqueio e parry com arma ou escudo, trava no inimigo, magia e item. Tudo isso com o tempo certo de ser excutado.

Aqui o seu personagem se cansa devido ao gasto de Stamia por isso não se deve ficar apertando o botão que nem um maluco como é permitido na maioria dos jogos. Isto fornece um componente bem tático no combate.


MULTIPLAYER, SINGLEPLAYER, PVP E COOP

Aqui está outra inovação fantástica que a industria dos jogos não entendeu ou não viu. O multiplayer, o singleplayer, o PVP e o COOP estão todos juntos e você se diverte tanto sozinho como online. Como assim? A campanha do jogo pode ser jogada toda online e outros jogadores podem entrar tanto para te derrotar quanto para te ajudar, caso você não goste disso apenas fique offline e jogue sozinho e a campanha não perde a qualidade, mesmo offline aparece alguns NPC para te ajudar ou te derrotar mas com o nível de dificuldade muito menor do que se eles fossem outros jogadores.

Infelizmente o própria empresa criadora do jogo não quis levar esta inovação a diante, nos dois jogos criados depois do Dark Soul 3 não há mais o componente online. Code Vein e Sekiro são jogos apenas Singleplayer tentando seguir o sucesso de God of War. É uma pena que esta visão de que o multiplayer estraga a experiência singleplayer está crescendo. Para mim isso é uma involução da indústria. Dark Soul e Divinity são a prova de que o multiplayer pode funcionar muito bem com o singleplayer basta um pouco de criatividade. Mas o que importa para as empresas é o lucro com conceitos esgotadamente repetidos que tornam nossos jogos cada vez mais pobres. Acredito que no futuro só teremos jogos singleplayer cheios de lootbox e todos parecerão jogos de celular.



INFLUÊNCIA EM OUTROS JOGOS

Dark Souls praticamente criou um novo genêro de jogo conhecido com "SOULSLIKE". Que são jogos que se inspiraram nas mecânicas, no combate, no level design, no conceito e/ou na estética da franquia. Para mim, caso lembre Dark Souls de alguma forma ou se no combate tem uma barra de stamina, trava nos inimigos, parry e/ou rolamento, eu considero um Soulslike. Esta é a minha opinião mas este conceito não está fechado e outras pessoas entendem de outra forma.

Abaixo eu vou listar alguns jogos que considero que foram muito influenciados por Dark Souls e na minha humilde opinião podem ser considerados como Soulslike: 

Ashen, Lords of the Fallen, The Surge, Necropolis, Nioh, Salt and Sanctuary, Code Vein, Sekiro, Bloodborne,

For Honor não chega a ser um Soulslike, eu acho, mas a impressão que eu tenho é que pegaram o combate de Dark Souls e evoluíram todos os seus aspectos acrescentando ideias novas como o bloqueio em 3 direções.

God of War 2018 também não é um Soulslike mas o mapa design, o estilo da câmara e algumas mecânicas como rolamento e parry mostram uma boa influência de Dark Souls.




ADVERSÁRIOS, MONSTROS E CHEFES




EQUIPAMENTOS E HISTÓRIA




IDEIAS PARA O FUTURO

Jogo com todos os Dark Souls em um só.



Demon Soul

Dark Soul

Dark Soul 2

Dark Soul 3






Comentários